Ler em Português

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura lançam, em 2011.12, a 1ª edição do concurso Ler em Português, com o intuito de promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.

Esta iniciativa conta, ainda, com a colaboração, no acompanhamento e divulgação locais, de outras entidades, designadamente a Secretaria Regional da Educação e Formação – Região Autónoma dos Açores, da Secretaria Regional da Educação e Cultura – Região Autónoma da Madeira e da Coordenação do Ensino de Português nos Estados Unidos da América.

Num mundo globalizado em que cada país está aberto à influência dos outros, podendo também influenciá-los, é necessário conhecer, de facto, a realidade dos diferentes povos e culturas, para que as diversas identidades se desenvolvam em harmonia, equilíbrio e com abertura ao exterior. Com este concurso, que se espera estimulante, a grande atração que a cultura norte-americana exerce sobre os jovens portugueses poderá ser compensada por um maior conhecimento da realidade cultural portuguesa pelos jovens norte-americanos, através da utilização ativa das redes que hoje nos fazem comunicar e vencer as distâncias geográficas.

Utilizada por mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo como veículo de comunicação, a Língua Portuguesa torna-se, cada vez mais, um idioma universal que importa difundir com o intuito de aproximar culturas, divulgar autores e criadores, transmitir conhecimentos, ideias, reflexões e pontos de vista diversos, sobre a realidade intelectual e a vida social.

Acreditamos que a parceria estabelecida entre a FLAD, a RBE e o PNL permitirá criar comunidades de leitores, numa perspetiva aberta e cosmopolita, tendo como base a construção de uma cidadania responsável e plural, consciente dos matizes culturais que interagem no quotidiano das sociedades do século XXI.

 

(mais informações em http://www.lerportugues.net/)

Anúncios

2 thoughts on “Ler em Português”

  1. Seria interessante promovermos um “Plano B” de leituras em Português na Alemanha 🙂 Daquelas que não entram nos currículos e que são proscritas pela escola… Um plano de leitura ditado pelos alunos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s