Herkunftssprachlicher Unterricht – Portugiesisch Lernen und Unterrichten in heterogenen Lerngruppen. Vom Problem zur Bereicherung – Didaktisch-methodische Gestaltung zwischen Wahrnehmung und Praxis.

O título é longo, mas uma formação acerca da temática da Gestão da Heterogeneidade na aula de Português (Língua Materna, Estrangeira e/ou de Herança) trouxe consigo um debate intenso acerca da complexidade daquela temática e das possíveis abordagens teórico-práticas. As organizadoras (Cristina ARAD, Sílvia Melo PFEIFER e Alexandra SCHMIDT) conseguiram, no entanto, numa iniciativa inédita de cooperação na área da formação de professores na Alemanha, planificar um Seminário de Formação aberto a todos os interessados pelo Ensino do Português no Estrangeiro, mas focalizado sobretudo na Alemanha ou nos países e regiões de língua alemã.

Esta iniciativa, que resulta da cooperação do Estado Federado de Hessen e do Instituto Camões (através da Embaixada de Portugal em Berlim e da Estrutura de Coordenação de Ensino), contará com a presença de honra de S. Excelência o Embaixador de Portugal em Berlim, Dr. Almeida Sampaio, e o representante do Ministério da Cultura de Hessen, Dr. Ampedu, e da Investigadora e Docente do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, Doutora Luciana Graça, que proferirá uma conferência plenária acerca da Didática da Escrita, seguida de workshop.

Esta será ainda uma ocasião de destaque para se conhecer o resultado da análise dos quase 1000 desenhos que foram recolhidos pelos docentes da Rede de Ensino Português na Alemanha junto das crianças que constituem os seus cursos. A apresentação plenária ficará a cargo de Sílvia Melo Pfeifer e de Alexandra Schmidt, da Coordenação de Ensino naquele país. Relembre-se que esta recolha foi feita no âmbito do projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”, que conta com o apoio do Instituto Camões.

O programa enriquece-se ainda com três workshops (dinamizados pelas 3 organizadoras), cada um versando, à sua maneira, a gestão da heterogeneidade na sala de aula. O nosso último destaque vai para a apresentação de comunicações individuais ou em co-autoria de leitoras (Carla Amado, Luísa Coelho e Madalena Simões) e de docentes da rede de Ensino Português na Alemanha (um grupo de docentes do Projeto Bilingue de Hamburgo, Dana Rebelo e Maria Teresa Soares), que assim partilharão as suas experiências, o seu saber-fazer e os seus projetos pedagógico-didáticos, num total de 6 intervenções.

O conjunto de contribuições dará origem a um seminário de três dias, entre 23 e 25 de abril, em Weilburg, num espaço dedicado à formação do Estado Federado de Hessen com as seguintes coordenadas:

AfL Tagungsstätte Weilburg
Frankfurter Straße 20-22
35781 Weilburg

(Mais informações aqui).

Os professores que não façam parte da rede de docentes do Estado Federado de Hessen nem da Rede de Ensino Português na Alemanha (a cargo do Instituto Camões), poderão manifestar a sua intenção de participar nesta formação para:

alexandra.schmidt@instituto-camoes.pt

A inscrição nesta iniciativa é gratuita. O Programa completo poderá descarregar-se aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s