Leitura do clássico de literatura infantil “Alice no País das Maravilhas” em Osnabrück – um balanço, um olhar!

Inserido no programa “Kinderleseclub”, realizou-se a 19 de julho pelas 17 horas a leitura de um clássico da literatura infantil, “Alice no País das Maravilhas”, na Stadtbibliotek de Osnabrück. A coordenadora do evento, Beatrice LeCoutre-Bic, convidou os representantes das cidades geminadas com Osnabrück e a docente do curso de Língua Portuguesa, Marla Andrade, para participarem no projeto.

A docente Marla Andrade, à esquerda, durante a atividade.

Mais uma vez, este momento de leitura promotor da literacia plurilingue dos mais novos contou com a presença da língua portuguesa, assim como das línguas alemã, inglesa, francesa, holandesa, russa e turca. Num primeiro momento, os seis leitores convidados apresentaram os seus países de origem e questionaram as crianças sobre os mesmos. A coordenadora do projeto deu então início à leitura da história de Alice e das suas aventuras. As crianças acompanharam a história com muita emoção e revelaram-se curiosas a cada episódio. Durante a leitura, os leitores convidados partilharam com os pequenos ouvintes palavras-chave da história na sua língua materna e um curto episódio da história foi lido nas 7 línguas. As crianças tiveram, pois, a oportunidade de entrar em contacto com outras línguas e compará-las com a sua língua materna, desenvolvendo a sua consciência plurilingue e intercultural.

No final, as crianças receberam um desenho ilustrativo da história da Alice e conheceram outras realidades numa conversa informal com os leitores sobre as suas cidades / países de origem.

Anúncios

Um pensamento em “Leitura do clássico de literatura infantil “Alice no País das Maravilhas” em Osnabrück – um balanço, um olhar!”

  1. Olá, pessoal!
    Sou professora de Língua Portuguesa aqui no Brasil e desenvolvemos um projeto literário da obra Alice no país das maravilhas. No final os alunos passaram por um trabalho avaliativo e a aceitação de obras clássicas tem sido um sucesso.
    Parabéns às professoras daí pelo projeto!!!!!!!

    Márcia Santos – Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s