Projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro” realizou congresso de formação

R., 10 anos, Minden
R., 10 anos, Minden

Com base no projeto homónimo “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro” (https://cepealemanha.wordpress.com/imagens-do-ensino-portugues-no-estrangeiro/), que foi proposto pela Coordenadora do Ensino Português na Alemanha, Sílvia Melo Pfeifer, e desenvolvido com o apoio do Camões, IP e da Embaixada de Portugal em Berlim, realizou-se um congresso de formação entre os dias 25 e 27 de março, em Estugarda.

Do programa, que teve o Alto Patrocínio do Camões, IP e da Embaixada de Portugal em Berlim, constaram investigadores da Universidade de Aveiro e da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Leipzig e da Coordenação de Ensino Português na Alemanha. Os trabalhos foram abertos com uma conferência plenária do Sr. Embaixador de Portugal em Berlim, Dr. Luís de Almeida Sampaio, que por esta ocasião se deslocou a Estugarda.

Conferência plenária do Sr. Embaixador, Luís de Almeida Sampaio
Conferência plenária do Sr. Embaixador, Luís de Almeida Sampaio

O percurso de formação teve como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao professor, no quadro do Ensino Português no Estrangeiro:

  • adquirir conhecimentos acerca da circulação, papel e impacto das imagens subjacentes ao ensino e na aprendizagem de línguas;
  • identificar as imagens das línguas, povos e do próprio ensino e aprendizagem em sala de aula, refletindo sobre as suas implicações educativas; e ainda
  • intervir adequadamente no seu contexto educativo, com base no desenvolvimento de um projeto de investigação-ação, que partindo do questionamento das práticas e devalores localmente identificados, conduzam à ação e à mudança.

Diante de uma plateia numerosa, que incluiu quase toda a Rede de Ensino Português na Alemanha a cargo do Camões, IP, tiveram lugar as seguintes conferências plenárias, a partir das quais se realizaram trabalhos de pares em formato de oficina:

A plateia

A Editora Lidel associou-se à realização deste evento, pelo que está previsto um stand de apresentação de materiais pedagógico-didáticos, no local, com um representante da Editora. Também os Cadernos do Lale foram mostrados nesta ocasião.

Materiais em exposição.
Materiais em exposição.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s