Exames de certificação 2013

Camões.LogoVão realizar-se no próximo dia 29 de junho, de acordo com calendário definido para a Europa, os exames de certificação das competências em Português, organizados pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Os alunos inscritos para os exames A1 e B1 deverão comparecer nos Centros de Exame de Hamburgo ou Estugarda pelas 9h00, munidos de material de escrita e de documento de identificação. O exame deverá iniciar-se pelas 9h30.

Os alunos inscritos para as provas de certificação dos níveis A2, B2 e C1 deverão comparecer nos Centros de Exames pelas 14h00, sendo igualmente necessária a apresentação de um documento de identificação e dos materiais de escrita. O exame terá início às 14h30.

Relembre-se que os exames de certificação são constituídos por tarefas alusivas aos vários domínios linguísticos: compreensão oral, compreensão escrita, expressão escrita, expressão oral e interação verbal.

Na Alemanha, os exames serão realizados em Hamburgo e em Estugarda, nas escolas com os seguintes dados:

Stadtteilschule am Hafen
Neustädter Straße 60
20355 Hamburg

Geschwister-Scholl-Gymnasium
Richard-Schmid-Str. 25
70619 Stuttgart (Sillenbuch)

A Coordenação de Ensino na Alemanha e a Embaixada de Portugal em Berlim desejam o maior sucesso a todos os alunos inscritos.

Anúncios

4 comentários a “Exames de certificação 2013”

  1. Infelizmente os exames estiveram muito mal organizados.

    15 dias antes do exame o local do exame foi transferido de Düsseldorf para Hamburgo (400 Km de distância). Resultado 40% dos alunos inscritos não participou no exame.
    Na escola nã havia qualquer informação que se realizava um exame.
    Nota:Em Hamburgo os alunos já se encontravam de férias.
    80% alunos queixaram-se que a Hardware / CD apresentava falhas.
    Durante o exame havia muito barulho vindo do exterior. Um desfile anunciado com muita antecedência onde participaram cerca de 40 carros com música.

    Cumprimentos de NRW

  2. Exmº Sr. José João,

    muito obrigada pelo seu feedback tão pertinente, que será transmitido superiormente, completando o relatório que esta Coordenação de Ensino está a fazer, dando conta de todas as ocorrências, avaliando os aspetos mais positivos e listando aqueles que têm ainda potencial para melhorar. Quanto ao ruído exterior, que não se pode prever quando se marca um exame global para toda a Europa, é incomodativo, mas pontual e alheio à nossa atuação.

    Por favor, use o espaço deste site para nos comunicar sempre as suas observações: o empenho das Comunidades e dos pais é central no desenvolvimento e na melhoria do nosso sistema de Ensino Português na Alemanha.

    Novamente agradeço o seu contributo e despeço-me cordialmente,

    Sílvia Melo Pfeifer

  3. Exma sra Dra Pfeifer,

    muito obrigado por a sua posição. Espero que com todos estes entraves os alunos não fiquem prejudicados. Consoante ao ruido do exterior discordo da sua posição.
    O evento de que se trata realizou-se a 1Km da escola chama-se “Schlagemove” com um desfile de 45 camiões todos a tocar musica tradicional alemã. Duração das 14.30 até ás 17.00h. Número de participantes: 350mil. Este desfile é semelhante a um desfile de carnaval. Com todo o respeito se está a efetuar uma prova com uma duração de 90min com 20° de temperatura no exterior e com um volume de barulho entre os 80 a 100 decibel também no exterior a sra Doutora deve concorrdar que não são as melhores.condições

    Atenciosamente
    José João

  4. Não são as melhores condições (eu sei), mas o ruído não se fez sentir assim, dentro das salas, com tanta intensidade: eu estive nas salas a ajudar nas vigilâncias. Claro que os exames funcionam não só em Hamburgo mas também em vários países na Europa e não podemos prever tudo o que pode acontecer em cada cidade em que se realizam os exames.

    Os alunos não ficarão certamente prejudicados e tive a preocupação de ir confirmando se os alunos respondiam às questões do exame e parece-me que temos resultados muito bons.

    Muito obrigada e continuação de um bom verão,

    Sílvia Melo Pfefer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s