Curso de Portugues para os professores da Escola Bilingue Kurt-Schwitters

CURSOSPORTPROFSKS

Curso de Português para os professores da Escola Secundária Bilingue Kurt-Schwitters

 

A Escola Secundária Kurt-Schwitters é a única que assegura o ensino bilingue de Português e Alemão na capital alemã.

O contacto diário com alunos e encarregados de educação falantes de português faz com que os profissionais que lá trabalham sintam a necessidade de aprender a comunicar em Português.

Atenta a esse interesse, a Coordenação do Ensino Português na Alemanha (CEPE) ofereceu aos funcionários da dita instituição a possibilidade de frequentarem um curso de Língua Portuguesa.

Foi assim que no passado dia 28 de setembro um grupo de professores, secretárias e a própria diretora da escola se juntaram e iniciaram a sua descoberta formal em torno do Português.

Completamente direcionado para as necessidades destes aprendentes, este curso permitiu ao longo de quase 3h fornecer as bases essenciais para uma correta apresentação pessoal, perguntar pelos dados pessoais de outrém, compreender os objetivos de quem procura os serviços administrativos da escola e saber encaminhá-los para a pessoa adequada, quando não têm conhecimentos linguísticos de alemão, conseguir solucionar um contratempo na sala de aula com um aluno que ainda não percebe a língua do país de acolhimento, conhecer as principais diferenças entre o Português do Brasil e o Português de Portugal, entre tantas outras tarefas…

Depois de uma curta pausa com sabores tipicamente portugueses, houve ainda tempo para se ouvir a música ‘Eu não sou da sua rua’, da conhecida cantora brasileira Marisa Monte, permitindo explorar as diferenças fonéticas e fonológicas das variedades do Português, bem como fazer um simples exercício de compreensão oral.

Terminámos de forma harmoniosa e envolvente ao som de ‘Ó rama, ó que linda rama’, uma das melodias mais tradicionais de Portugal.

Com o feedback positivo de todos envolventes, confirmou-se a importância que o Português assume nesta escola, bem como a necessidade e desejo pessoal de continuar a explorar a Língua Portuguesa. Perante tal facto, a CEPE-Alemanha, em articulação com a própria instituição escolar, pretendem encontrar uma solução que permita dar continuidade à aprendizagem.

Texto escrito em colaboração com a Professora Mafalda Gonçalves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: