Fórum de discussão

A Coordenação de Ensino Português na Alemanha abre um espaço de discussão e debate acerca de temas relacionados com a Língua e a Cultura Portuguesas na Diáspora. Para tal, semestralmente, lançaremos um tema à discussão dos alunos lusodescendentes espalhados pelo mundo.

Para participares, basta responder e… voltar a responder. Para podermos melhor compreender o teu ponto de vista, gostaríamos que deixasses, pelo menos, a tua idade e localidade/país.

Acede aqui ao primeiro tema em discussão: “O que significa ter raízes portuguesas, hoje?” (entre agosto de 2012 e janeiro 2013).

O segundo tema de discussão funcionou entre fevereiro e julho de 2013 e destina-se a partilhar opiniões acerca da seguinte questão: “O que é que te dá a volta à cabeça, em Português?“.

Está a decorrer, entre 15 de janeiro e 31 de julho de 2014, a discussão “Os teus heróis falam português?“. Podes dizer quem são os teus heróis e ídolos da Lusofonia e explicar porque gostas tanto deles…

Anúncios

13 thoughts on “Fórum de discussão”

      1. Quando vamos a Portugal visitamos várias cidades. Vimos canais portugueses na televisão cá.

  1. Significa que tenho uma família maior do que as outras pessoas, outra mentalidade, comida, cor de pel e língua.

      1. Significa que penso em Portugues e não em Alemão. eu acho que os portugueses são mais abertos e simpáticos.

  2. Olá eu chamo-me Marcelo e gosto das praias e delícias de Portugal.
    Essa terra é muito importante para mim porque metade da minha família esta lá e morreu lá.
    Ter raizes portuguesas para mim é ter uma coisa na vida,o meu princípio é de portugal mesmo que nasci na Alemanha.
    Moramos na Alemanha mas temos uma casa para as férias em Portugal.
    Gosto muito da radio que faço juntamente com o meu pai para juntar a comunidade na cidade de Bremerhaven e Cuxhaven e muitos outros países como Portugal,U.S.A.,Kanada etc… .
    http://www.vagueira.com/radio ela é de graça e tem um chat.
    Fico feliz de todos estarem a ouvir e a escrever lá na radio.
    A minha palavra preferida e »juntos« porque significa segurança e uníão.

    Marcelo Mirassol, 11 anos, Bremerhaven, Alemanha.

    1. Olá Marcelo!!!! Mais um vizinho meu 🙂 Tenho muitos amigos na Praia da Vagueira…

      A tua resposta é muito bonita e cheia de emoções: continua a trabalhar com o teu pai nessa união das distâncias! É um projeto muito bonito!

      PS_ para a próxima, deixa as tuas mensagens lindas na página principal deste projeto.

      Sílvia

  3. Olá sou o Josua. Gosto muito de Portugal, porque os meus avós estão lá e das praias bonitas,das plantas e das árvores e das pessoas, que vivem lá. Quando eu estou em Figueira da Foz, a cidade onde vivem os meus avós, a minha familia e eu, nós estamos na casa deles. Em Portugal eu tenho um amigo que se chama Tiago. Quando o Tiago vem a minha casa, nós vamos nadar numa grande piscina. Tenho uma mesa de ping-pong. Eu jogo ping-pong com a minha irmã e com o meus pais. O que eu gosto mais de Portugal é o sol. Em Portugal está tanto calor! GOSTO MUITO DE PORTUGAL!!!

    1. Olá Josua! Eu também gosto muito de Portugal! Do que mais gostei na tua mensagem foram mesmo as letras maiúsculas para mostrar o teu amor por Portugal!!!!! QUE BONITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

  4. Hallo Frau Pfeifer, eu como docente de 2º ciclo de matemática e ciências da natureza e 1º ciclo, gostaria de saber se posso concorrer voluntariamente para alguma escola/colégio na alemanha para trabalhar. Ou outros serviços similares, será que me pode ajudar ? Sou portuguesa , nasci na alemanha e sei falar e escrever alemão. Simplesmente procuro uma nova oportunidade, muito obrigada ,Sandra (keplerspires@gmail.com)

    1. Para dar aulas na Alemanha, e sabendo já falar alemão, deverá pedir o reconhecimento das suas habilitações junto do Estado Federado para onde pretende ir viver. Dessa forma, ficaria com a equivalência das habilitações…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: